
Esta foi a minha primeira transformação e nada como começar com a mais complexa das transformações. A Honda XL 600 é uma moto todo-o-terreno, não tendo nada a ver com o estilo Café Racer.
O conceito desta moto não é puro Café Racer, mas antes, uma mistura de Café racer com Scrambler. A minha primeira opção foi a de construir uma Café Racer, com pneus de estrada e avanços em vez de guiador, mas depois de a testar e fazer alguns quilómetros, decidi aplicar um guiador tornando assim a moto muito mais confortável e agradável de conduzir em cidade.
A transformação foi radical:
Da moto original apenas ficou o motor e o quadro. A suspensão frontal foi substituída por uma forqueta invertida proveniente de uma Suzuki 1000cc assim como os discos e bombitos conferindo-lhe um maior poder de travagem. Na parte traseira foi aplicado um braço oscilante monobraço e amortecedor proveniente de uma Triumph Speed Triple assim como o sistema de travões, este também com muito mais poder de travagem do que o original da Honda XL.
Esta foi a alteração mais complexa, visto implicar alteração do quadro para poder alojar uma escora com estas dimensões.
O depósito aplicado é proveniente de uma Honda CB 360.
O sub quadro, banco, traseira e tampas laterais foram feitos totalmente na NorthWorks. Para esta moto decidi fazer dois bancos, de fácil substituição, um banco mono posto e um outro banco bi posto. Foi ainda aplicado um manómetro de temperatura do óleo, visto a moto original não ter qualquer sistema de aviso da temperatura do motor.
Não satisfeito com os faróis disponíveis decidi construir uma pala em alumínio e aplicar o farol de máximos de um Golf, fazendo a alteração para poder dar máximos e médios.
Os pneus são Pirelli MT 60 que é um pneu misto, permitindo também umas incursões em todo-o- terreno.
A mota com que sempre sonhaste pode ser mais barata do que imaginas.
Envia-nos uma mensagem com as tuas ideias e deixa-nos surpreender-te!