PEDRO PIMENTA
─ NorthWorks, Fundador
A paixão pelas duas rodas começou muito cedo, aos 5 anos de idade já não largava a bicicleta. Já nessa altura gostava de as alterar, tirava-lhe tudo que não fosse absolutamente necessário, desde guarda-lamas até ao travão da frente… Aos 10 anos comecei a andar de KTM automática, não passava de uma bicicleta com motor, mas para mim era espetacular. Como não podia andar em estrada com a KTM, ia com os amigos para o monte, experiência que contribuiu muito para a minha paixão pelo todo terreno.
Aos 16 anos tive a minha primeira motorizada, uma Casal 50cc toda alterada. Desmontei-a várias vezes para pintar e alterar e, aos 18 anos, tive a minha primeira Yamaha DT LC 125. Foi com ela que comecei a fazer todo tereno em duas rodas.
Seguiu-se uma serie de motos até aos 30 anos. Foi um percurso sempre gradual passando para uma Yamaha DTR 125, e de seguida, o salto para uma Honda XR 600. Com esta Honda XR 600 participei numa das mais duras provas feitas em Portugal, que na altura se chamava Sagres 500. São 500 km em todo o terreno, sem pausas nem intervalos, o cronometro começa a contar e só para ao fim dos 500 km. Com mais de 300 motos inscritas consegui um 37º lugar da geral e um 15º lugar da classe 4 tempos com uma moto completamente “STOCK”.
Depois desta XR tive várias motos, KTM 600, Suzuki RM 250, Huskvarna 410, etc…
Entretanto passei para os 4×4, tendo vários, e as adaptações dos veículos para todo terreno foram sempre feitas por mim, desde os para choques em ferro às alterações de suspensão e alterações mecânicas.
A última moto que tive (também toda alterada por mim) foi uma Yamaha Super Tenere 750, com a qual participei em duas edições do Portugal de Lés a Lés.
Seguiram-se dois anos sem moto, até que decidi construir uma café racer e iniciar o projeto NORTHWORKS – MOTOCYCLES.